Uespi dá um passo à frente

Já está na Assembleia Legislativa o projeto oriundo do Executivo que visa regularizar a institucionalização da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com a criação dos cargos comissionados. Criação, porque, por mais inusitado que seja, há 30 anos a Uespi funciona na ilegalidade. Nesse caso, o projeto visa regularizar os mais de 400 cargos em comissão, já existentes. Isso não onerará os custos financeiros na manutenção da Uespi. Serve, tão somente para reparar uma sequência de atos inadequados que as gestões (do governo do Estado e da própria universidade) praticaram ao longo do tempo. E mais curiosa era a falta de vigilância da Assembleia Legislativa. Nenhum deputado, inclusive e principalmente, da Oposição, atentou para o fato de que a universidade estadual funciona até hoje na ilegalidade institucional. Isto quer dizer que o cargo de reitor e o do chefe do setor de material e serviço (Dao-7) estão ilegais, pois não existem portarias específicas nomeando-os como tais. A aprovação desse projeto de lei serve tão somente para reparar um dano histórico produzido com a instalação da universidade. O governo Wellington Dias traz à baila um assunto que só existia nos relatórios de fiscalização do TCE que impõe multa aos dirigentes da universidade por nomear e pagar diretores em cargos que oficialmente não existem. Ah, Queira Deus que não apareça um pretenso ‘salvador da pátria’, deputado ou seja lá quem for, para dizer que o projeto onera os cofres do Estado com a criação de mais de 400 cargos, que já existem na estrutura organizacional da universidade.

Equipe do Portal AZ com a advogada Nayara Venâncio, a procuradora Geórgia Nunes, o conselheiro Norberto Campelo e o advogado Gabriel Furtado
Equipe do Portal AZ com a advogada Nayara Venâncio, a procuradora Geórgia Nunes, o conselheiro Norberto Campelo e o advogado Gabriel Furtado

Ponto de vista
O advogado Kakay, aquele que é chamado quando a casa cai, foi o advogado de defesa da Lava Jato, no evento alternativo promovido ontem, em Curitiba.

Ponto de vista 2
Curioso, para quem não sabe, a 'defesa' em questão foi um conjunto ácido de críticas aos trabalhos dos Procuradores e da Força Tarefa e, especialmente, atacou o juiz Sérgio Moro, afirmando, dentre outras coisas, que não é correto ser Moro o juiz único dos crimes praticados contra a Petrobras.

Ponto de vista 3
Sem dúvida, a autonomia e jurisdição do juiz Moro não facilitam o trabalho dos advogados, mas dificultam muito mais o desserviço que os maus gestores e outros tantos inescrupulosos fizeram ao Brasil.

Disputa
Faltando ainda mais de um ano para as eleições da OAB, seccional do Piauí, o dia do advogado, ontem, marcou o início da campanha pela sucessão do presidente Chico Lucas. Alguns nomes demonstraram  a intenção de disputar a eleição. 
Mas essa batalha ainda terá muitos rounds.

Disputa 2
Nos bastidores, comenta-se que o atual presidente não é mesmo candidato à reeleição. E o nome que surge fortíssimo para se viabilizar quase como um consenso é o do atual conselheiro do CNJ e a ex-presidente dar OAB, Norberto Campelo. 
Mas quem conversou com Campelo disse que o homem resiste a essa ideia.

Faculdade
Gabriel Furtado, diretor da Faculdade de Direito da Ufpi, e Efrem Paulo, inauguraram quarta-feira, a nova galeria histórica da velha Salamanca. Há quadros restaurados que remontam a 1939, de uma das primeiras turmas, quando a faculdade funcionava na Praça do Fripisa.

Prestígio
A solenidade de inauguração da galeria da Faculdade de Direito foi prestigiadíssima, comparecendo alunos, ex-alunos, professores, e ex-professores, o reitor Arimateia Dantas, a vice-reitora Nadir, a vice-governadora Margarete Coelho, o presidente Chico Lucas e ex-presidentes da OAB-PI, e Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-presidente da OAB nacional.

Café com Advogados
Para comentar sobre os desafios e as conquistas do exercício da advocacia no Piauí, a equipe do Portal AZ se reuniu ontem com conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Norberto Campelo; a procuradora geral do município, Geórgia Nunes; a advogada Nayara Venâncio e o diretor da Faculdade de Direito do Piauí, Gabriel Furtado.

Café com Advogados 2
Durante o encontro, os representantes da advocacia no Piauí falaram sobre vários temas, entre eles: abuso de autoridade, o papel do advogado e o cenário político atual do Brasil. Veja a matéria completa no Portal AZ. 

Punição
A direção nacional do PMDB puniu deputados federais que votaram a favor da abertura de inquérito contra o presidente do Temer. 
Elencou alguns nomes, mas o do deputado federal Marcelo Castro, que não compareceu à votação, não está entre os punidos.

Salvou-se
Marcelo, que tem rusga com Michel Temer e com os grandes caciques do PMDB, preferiu se ausentar a não votar. A ausência, de certa forma, beneficiou o presidente.
Talvez tenha sido a razão de o PMDB não puni-lo.

Ping Pong

O sonhador

Albertista incondicional, o oftalmologista Raimundinho Santana é conhecido como sonhador, como diziam do ex-governador Alberto Silva. Um amigo do oftalmologista vai à casa do prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcante.
O amigo: “Dr. Jesualdo, o senhor precisa conhecer os projetos que o Raimundinho tem para Corrente...”
Jesualdo: “Meu amigo se eu parar para ouvir o Raimundinho não vou fazer nada porque dia desses ele varou a madrugada me contando somente um desses projetos”

Publicado originalmente em 12 de Março de 2013

Expressas

A Virada Geek, que começa hoje, promete movimentar o fim de semana em Teresina. O evento tecnológico acontece no Centro Cultural Clube dos Diários.

A Casa da Cultura completa hoje 23 anos. Programação gratuita tem dança, teatro, exposição e música.

Prefeitura anuncia que o Cartão de integração poderá ser adquirido dentro dos ônibus. Ajustes foram realizados no sistema para que ele funcione da melhor maneira possível.