O bom senso em xeque

Diante das últimas decisões da ministra Carmem Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal,  não restam mais silogismos jurídicos ou disputas de melhor tese acerca da celeuma, inaugurada por quatro candidatos, em janeiro de 2017, sobre a forma da contagem de títulos no concurso de cartório do Piauí, iniciado em 2013. Em Procedimentos de Controle Administrativos propostos no CNJ, pelos mesmos candidatos que impetraram ação mandamental no Tribunal de Justiça do Piauí, a ministra, há poucos meses, entendeu perfeitamente legais e razoáveis os parâmetros adotados pela Comissão do Concurso, julgando improcedentes os pedidos dos candidatos e determinando o arquivamento imediato dos processos. Entretanto, o posicionamento da maioria dos desembargadores no Tribunal de Justiça do Piauí, que acompanharam a decisão do relator Joaquim Dias de Santana, segue uma linha dura para a população ao pretender anular um ato da Comissão do Concurso, instituída e validada pelo próprio tribunal, o que, na opinião de especialistas do Direito,  resultaria em simples procrastinação. Assim, não só ganha força, como também atende aos anseios sociais, a decisão do Corregedor Geral de Justiça desembargador Ricardo Gentil, que, afeto às questões extrajudiciais do Estado, votou pelo não provimento do Mandado de Segurança e prosseguimento do concurso nos moldes já delineados. os Cartórios, são, na verdade, balcões que espreitam usuários esgotados em suas longas esperas, em um serviço público prestado, em sua maioria, por profissionais não qualificados. Nesse cenário, não restam mais dúvidas acerca da melhor tese jurídica para se concluir tão penoso e demorado processo e, ainda que se respeite a independência do magistrado em sua convicção pessoal, eles devem estar atentos aos limites inevitáveis existentes em todas as esferas de poder. Logo, não é exagerado se afirmar que o bom senso da cúpula judicial piauiense está em xeque. 

Dr. Pessoa e Firmino Filho empatados tecnicamente na segunda colocação na disputa para governador
Dr. Pessoa e Firmino Filho empatados tecnicamente na segunda colocação na disputa para governador

Data AZ
A primeira pesquisa Data AZ  - encomendada pelo PR – mostra realmente uma grande distância do primeiro, Wellington Dias, para o segundo colocado, na disputa do governo do Estado. 
E, ainda nem dá para se dizer, precisamente, quem será o melhor competidor, entre as oposições.

Mais cotados
Empatados tecnicamente, aparecem Dr. Pessoa  (12.50%) e Firmino Filho (12,00%), seguidos mais abaixo de JVC (3.75%).
Firmino tem dito que não será candidato, certamente passando a vez, pelo PSDB, a Luciano Filho. 
Que só obteve 2,08% das intenções de votos.

Senador
Bem disputadas estão as duas vagas para o Senado. 
Os resultados, entretanto, só serão conhecidos amanhã.

Nova Ceasa 
James Andrade explica a coluna que o problema relacionado a presença de fiscais de trânsito  no espaço só se deu porque a Strans começou a fechar todos os retornos em frente a Ceasa por conta da preparação do inicio da operacao dos corredores de ônibus. 

Engarrafamento 
Explica ele que essa alteração gerou muito tumulto e engarrafamento “porque as pessoas ao saírem da Ceasa ainda estão desorientadas e se obrigarão a entrar dentro do bairro Saci se quiserem tomar o sentido ceasa/centro. “

Melhor trânsito
Ele confirma que dentro da Ceasa, nos dias de maiores fluxos, dois  policiais do transito atuam para não permitir que caminhões estacionem em locais proibidos e para que os veiculos leves possam transitar melhor.

Amaury Nunes 
Será celebrada amanhã, na igreja de São Cristóvão, no Morada do Sol, a missa de 7o. Dia pela alma do professor Amaury Teixeira Nunes. Às 19 horas. 

Valença 
A câmara de Vereadores de Valença precisa urgentemente ser recomposta. Porque ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí manteve a cassaçao de seis vereadores. 
Os suplentes já estão festejando. 

Batalha 
Hoje, como todo governo faz, há muitos anos, será a festa por mais um ano da chamada batalha do Jenipapo, alusão à notória guerra travada contra tropas do português Fidié, pela independência do Brasil. 
De resto, muito blá-blá-blá. Como há muitos anos. 

IPTU
A prefeitura de Teresina anunciou ontem, a isenção de pagamento do IPTU para quase 100 mil imóveis. 
Isso seria melhor para os planos eleitorais se tão presente fosse concedido na eleição municipal.

Maquete
O desembargador Erivan Lopes era todo sorrisos, ontem, ao apresentar a maquete da nova sede do TJ-PI. 
Vai mover céus e terra para inaugurá-lo.

 

Ping Pong

Um bocado de gente

O PSDC faz convenção na Câmara de Vereadores de Teresina para definir os candidatos a governador, ao Senado e deputados federais e estaduais. Para um plenário quase vazio, foram lançados Romualdo Sena, para governador, os dois candidatos ao Senado, 20 à Câmara Federal e 60 a Assembleia Legislativa. Um ativista do partido se agita.
O ativista: “Já dá para sentir o grande entusiasmo do nosso partido...”
Lucas (ironizando): “Realmente, pelo pouco de gente que compareceu, percebeu-se que nem os próprios candidatos pelo partido deram as caras”.

 

Expressas

Segunda ação do Vila Bairro Segurança apreende drogas na zona Norte. De acordo com informações da Semcaspi, foram contabilizadas 310 abordagens.

Prefeitura reinaugura o Parque Encontro dos Rios na próxima quinta-feira. Reforma beneficiará turistas e permissionários.

Secretaria inicia recadastramento de vendedores de água de coco. Ao todo 69 pessoas devem comparecer para atualizar os dados.