O novo CNJ

Já não é nenhuma surpresa que o Conselho Nacional de Justiça  (CNJ)tenha deixado de ser um órgão que faz o controle externo do Judiciário, exclusivamente dentro dos padrões de tecnicidade e juridicidade almejados. Seguindo o exemplo do Supremo Tribunal Federal, talvez pela inspiração dos presidentes advindos daquela Corte, o CNJ passou  atuar e decidir também na esfera política, e suas decisões, se não são estapafúrdias, pelo menos ferem a normalidade ou  legalidade que o órgão máximo da Justiça brasileira deveria apresentar. Diante disso, a decisão do Conselho, que torna sem efeito dispositivo do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Piauí, para permitir a reeleição do presidente, parece um tiro no cravo, enquanto a permissão de que todos os desembargadores possam se candidatar para o ‘mandato tampão’  outro na ferradura, porque a proibição logo é suprida por um ato visto por juristas como um ato falho. Ora, a Lei Orgânica da Magistratura  é clara quando pretende o rodízio dos desembargadores nos cargos de comando, com a vedação da reeleição. O caso do Piauí é de um anacronismo e de uma esperteza indiscutíveis. Até porque não houve vacância de cargo. O atual presidente tem até o dia 31 para cumprir na inteireza seus dois anos de reinado. E por que o tampão? Pura esperteza, como se disse. Mas, para uns, pode ser apenas uma simples coincidência surgir essa oportunidade de seguir no mandato, autorizado pelo órgão fiscalizador, no exato tempo em que se encontram disponíveis todos os recursos para construção da nova sede própria do Tribunal de Justiça. Afinal, até no judiciário a vaidade é latente.

Desembargador Erivan Lopes é o grande beneficiado com decisão do CNJ e vai disputar o ‘mandato tampão’
Desembargador Erivan Lopes é o grande beneficiado com decisão do CNJ e vai disputar o ‘mandato tampão’

Páreo duro
Até ontem, se sabia que os desembargadores Joaquim Santana e Ricardo Gentil, estavam na disputa pela presidência do Tribunal de Justiça, na eleição do dia 21 próximo. 
Com a decisão do CNJ de permitir o mandato tampão, quem vai enfrentar Erivan?

Carne de sol
Por pouco Campo Maior não perde a referência de ser a cidade da Carne de Sol. O Ministério Público exige que os comerciantes deixem de expor a carne ao relento, sendo contaminada pela fuligem dos veículos que trafegam na BR-343.
Além disso, a carne fica exposta às larvas dos insetos.

Inspeção tardia
Mas o prefeito Ribinha reuniu-se com o diretor da Adap (Agência de vigilância estadual), Bernildo Val para que técnicos da agência façam inspeção no corredor onde a carne de sol é exposta.
Não era nem preciso esse trabalho, porque todo muito que passa lá constata que a carne sofre risco de contaminação.

Tiro no pé
Ribinha deveria ter agido muito antes da entrada em cena do Ministério Público. Aliás, os seus antecessores fizeram vista grossa para a situação, sem sequer atentarem para a contaminação da população que consome a carne de sol. 

Concurso
Encerrou-se ontem o período de inscrições para o concurso público de agente, perito e delegado da Polícia Civil do Piauí. 
Pelas expectativas dos cursinhos preparatórios, vai ser muito concorrido. Há quem arrisque um total de 40 mil candidatos inscritos.

Perigo!
Por causa da espalhafatosa homenagem prestada à PM que matou o bandido, em São Paulo, as autoridades, inclusive o governador do Estado, não atentaram que, apesar de sua destreza e coragem, a policial só não foi atingida porque a arma do bandido bateu ‘catolé’. 
Lembram que ela própria disse, em sua primeira entrevista, que ele disparou e, na primeira vez, o tiro falhou?

Risco de morte
Como os dois estavam frontais e bem próximos, se a arma do bandido não tivesse falhado, seguramente teria atingido a moça, no peito ou cabeça. 
Então, volta a velha cantilena: não reajam.

Covardia
Pelas cenas, dá para perceber quanto o povo é covarde. Todos que estavam ali correram, na hora que o bandido chegou e ninguém aproximou-se para ajudar ou no mínimo prestar solidariedade à corajosa policial. 
Pelo contrário, o sujeito do carro vermelho quase que a atropela na hora em que ela tentava dominar o bandido.
Acaba não, mundão!

Premiação
No dia 18 de maio acontecerá mais uma edição do prêmio Marcas Inesquecíveis, no Theresina Hall, às 20h. A Wizard Teresina foi escolhida pela terceira vez na categoria escola de idiomas para participar do evento. A instituição ganhou a premiação nas outras duas edições do prêmio que reconhece as maiores e melhores marcas piauienses.

Federal
O presidente do sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Piauí, Marcus Vinícius Gomes Avelino esteve ontem, no Portal AZ. Juntamente com o agente Fábio Robert.
Ele defende que a Segurança Pública de modo geral precisa passar por um processo de modernização. 
“A nossa estrutura de policia e persecução criminal são do tempo do Brasil Colônia. E esse talvez seja nosso maior desafio”, observa.

Sintonia do PTB
Dias atrás, o governador Wellington Dias esteve reunido com o presidente do PTB, deputado Paes Ladim, onde trataram de diversos assuntos, entre eles a liberação do empréstimo da Caixa.
Agora, recebeu   deputada estadual Janainna Marques, também do PTB.

Ping Pong

Meu filho, não!

Anos 80. Presidente da sede social do Jockey Clube do Piauí, o coronel Joffre do Rego Castelo Branco é avisado que a cada festa no clube entra um sujeito dizendo aos porteiros que é seu filho. Chega o dia em que Joffre, ao ver o rapaz, dele se aproxima e desfecha-lhe um violento tapa na orelha.
O rapaz: “O que é isso?”
Joffre: “Isso é para você saber que filho meu não é para estar na rua nessas horas, nem mesmo numa festa do meu clube”.

Publicado originalmente em 15 de Maio de 2016.

Expressas

Parque Lagoas do Norte promove corte solidário para a comunidade. Ação foi desenvolvida em parceria com a Escola de Cabeleireiros do Brasil.

Acontece hoje o workshop “A Regularização Fundiária e o Desenvolvimento Urbano, pilares para o crescimento sustentável”.

O evento é promovido pela Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios.