Internet das Coisas

Saiba como essa nova realidade vai impactar a vida das pessoas nos próximos anos

É comum ouvirmos e até falarmos que a internet alterou completamente a nossa vida, não é verdade? Com alguns poucos cliques é possível comprar os mais variados produtos e contratar serviços, fazer pagamentos bancários, realizar pesquisas acadêmicas, fazer visitas virtuais a cidades e exposições de arte. A evolução da web é contínua e de vez em quando surgem novos conceitos como a internet das coisas.

O conceito é tão inovador e importante que possivelmente poderá provocar uma grande revolução no mundo da tecnologia atual. Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou uma estimativa que prevê que a internet das coisas tem o potencial de movimentar 132 bilhões de dólares até o ano de 2025.

O BNDES participa de um consórcio com outras empresas com o objetivo de formular um plano com políticas públicas e algumas ações para desenvolver a área nos próximos anos. Os campos que receberão atenção prioritária neste plano serão o rural, a indústria, a saúde e as cidades.

Mas afinal de contas, você sabe o que é a internet das coisas? Já ouviu falar nesse termo antes?

Caso ainda não saiba do que se trata, então continue lendo esse artigo e entenda como a internet das coisas pode impactar a sua vida nos próximos anos.

O que é internet das coisas?

O conceito de internet das coisas se refere à existência de uma rede de objetos físicos que estão interconectados, se comunicam e interagem de maneira autônoma na internet. E dessa forma, impactam diretamente algumas ações do dia a dia das pessoas.

Ou seja, é a possibilidade de o mundo físico e o digital estarem amplamente ligados. Assim, inúmeros objetos poderão estar conectados e desempenharem funções específicas que afetarão, de inúmeras maneiras, a vida cotidiana.

Como a internet das coisas pode impactar a vida das pessoas

Você provavelmente está imaginando como a tecnologia da internet das coisas vai ser aplicada no dia a dia e como ela pode impactar a sua vida. Existem inúmeras aplicações para ela e com propósitos bem diferentes.

Veja também: Descubra qual é o novo recurso do Whatsapp que está chegando por aí

Por exemplo, a Ford e a Intel estão desenvolvendo um dispositivo para os carros que vai reconhecer o rosto do motorista com o objetivo de oferecer informações sobre o cotidiano, sugerir músicas e caminhos de trajeto. Se por algum motivo, o rosto não for reconhecido (pode ser um ladrão, por exemplo), é tirada uma foto e enviada para o celular o dono do veículo.

Na área da saúde, a tecnologia pode ser usada para reduzir as filas de atendimento, reduzir índices de infecção hospitalar e monitorar pessoas que possuem doenças crônicas.

Na área rural, será possível realizar o monitoramento de plantas e animais com o objetivo de melhorar a produtividade e a consequente qualidade da produção agrícola.

Enfim, a realidade da internet das coisas estará presente em grande parte dos setores que envolve a sociedade atual. Por isso, é importante ficar atento ao que essa novidade tecnológica pode proporcionar no dia a dia das pessoas, para garantir um melhor aproveitamento de todos os recursos que ela disponibiliza.

A tecnologia no cotidiano urbano

A internet das coisas poderá ser usada para a gestão inteligente das cidades, de modo que diversos serviços como o de mobilidade e o de segurança passem a funcionar de maneira integrada. Com isso, será possível diminuir o tempo dos deslocamentos entre os vários pontos da cidade e aumentar a eficácia do monitoramento e vigilância urbanos.

A expectativa é que, nos próximos anos, a tecnologia esteja cada vez mais desenvolvida e possa ser amplamente aplicada em diversas áreas da vida cotidiana.

E você? Já aderiu a realidade da internet das coisas? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre esse assunto!