Retorno aos treinos... Bye Bye férias!

Esse retorno deverá ocorrer de forma gradativa

Fim das férias!!! É hora de retornar aos treinos. Para as pessoas que curtiram as férias, um período de uma ou duas semanas para descansar, viajar, passear, agora está na hora de voltar aos treinos. No mês de agosto a galera volta com tudo para recuperar seus ganhos ou perdas e buscar alcançar seus objetivos. Durante todos esses dias parado é tempo suficiente para que seu corpo tenha uma queda no metabolismo, no condicionamento, na sua força e resistência, como também na sua flexibilidade e composição corporal.

Mas calma! Essa alteração corporal é normal. As pessoas que treinam, tem o metabolismo muito acelerado, normalmente consomem muito ou tem um controle dessas calorias e quando param de treinar esse metabolismo desacelera e as calorias que são ingeridas em excesso viram gordura. Por isso é comum voltar aos treinos fora de forma.

Esse retorno deverá ocorrer de forma gradativa. Quando paramos de treinar, nosso corpo demora um tempo para voltar ao ritmo, mas, mesmo com as dificuldades e desconfortos no principio, seu corpo vai se readaptando e acostumando novamente, o que promoverá a progressão nos treinos e nos resultados.  Então recomece logo e tenha em mente que o desconforto vai aparecer, mas logo desaparecerá conforme a sua evolução.

Outro ponto importante é o aquecimento, assim os músculos, tendões e ligamentos recebem um maior fluxo sanguíneo e desta forme fica mais preparado ao esforço que vem a seguir. Faça atividade aeróbia entre 15 a 20 minutos, no exercício, você realiza entre 10 a 15 repetições com uma carga de 40 a 50 % de sua carga normal.

Além disso, pegue leve! Nunca volte com a carga habitual, pegue cargas menores e faça mais repetições, procure treinos funcionais com intensidade baixa ou moderada. A atividade aeróbica também deve ser leve ou moderada, não tente fazer a mesma velocidade ou distancia. Mesmo conseguindo executar níveis mais altos, isso só iria exigir um esforço desnecessário tanto físico como psicológico, então esteja preparado para começar com cargas mais leves e tente aumentar conforme seu progresso nos treinos. Mantenha a assiduidade! Separe os dias e horários determinados com seriedade e compromisso. Após duas semanas de treino constantes, você se sentirá bem melhor, a partir daí sim, pegue firme!

Veja e reveja suas necessidades, é bom lembrar que nem todos os praticantes precisam de hipertrofia, talvez seja hora de enfatizar a resistência, definição e força. Ajuste seus exercícios ao descanso e alie a uma boa alimentação, só assim conseguirá potencializar seus treinos e melhorar nos resultados.       

Bom Retorno aos Treinos e até a próxima!

Marcell Brandão Wercklose

Prof. Esp. em Lesões no Esporte.

Prescrição do Exercício