Cruel conto de fada

Disponível em vídeo e TV paga

Sabe aquele filme que você assiste com o mínimo de informações só para poder se esbaldar com surpresas e beleza que só produções como essa podem proporcionar, pois foi isso que tive ao assistir a fantástica produção Conto dos Contos (Itália, França, Reino Unido, 2015). Disponível em vídeo (blue ray e DVD) e TV paga.

O filme mexe logo numa coisa que sou fascinado: os contos de fada, aqui totalmente desconstruído e não da forma romântica que Disney nos mostrou.

São três histórias: a da rainha que come o coração de um monstro para ter um filho, mesmo que para isso, as consequências sejam desastrosas. A do rei que se apaixona por uma voz de veludo e ao encontrar a dona do canto, começa a confusão e  a do monarca que cede a mão de sua filha a um ogro (que personagem fantástico) e tudo termina em violência.

Com uma cenografia e efeitos magistrais (parece que estamos nos anos 50), elenco primoroso (Salma Hayek, Vincent Cassel, Toby Jones, John C. Reilly) ao de lado de novos rostos italianos talentosíssimos e mudanças no roteiro a todo instante, esta é uma fita para se assistir várias vezes, sempre estupefato com tanta beleza e crueldade.