Novas Casas de Cultura são entregues em três cidades do Piauí

A entrega da obra acontece nesta quarta-feira (21)

Três novas casas de Cultura serão entregues nesta semana nas cidades de Brasileira, Piripiri e Parnaíba. Em Brasileira, a antiga Estação Ferroviária, de 1936, por onde a cidade começou a se desenvolver, passa a ser uma Casa de Cultura, com biblioteca e espaço para realização de outros eventos, como exposições e shows musicais. A estação estava desativada há mais de duas décadas e agora será um espaço aberto para toda a comunidade. A entrega da obra acontece nesta quarta-feira (21).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em Piripiri, o Memorial Espedito Resende ganhou reforma e modernização e será reaberto ao público também na quarta-feira (21), a partir das 16 horas. A casa, mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, ganhou um teatro – com capacidade para 200 lugares, cujo nome homenageia o grande humorista piripiriense João Cláudio Moreno.

A Casa de Cultura foi inaugurada em 19 de abril de 1986. O prédio, de arquitetura moderna, possui museu, biblioteca, sala para exposições, cantina, banheiros e pátio. O Memorial tem como finalidade preservar e expor o acervo do embaixador Espedito Resende (1922/1981), ilustre piripiriense, bacharel em Direito, que seguiu carreira diplomática, representando o Brasil em vários países, como Argentina, Itália, Chile e Bélgica.

A reforma e modernização contemplaram os seguintes serviços: construção de dois camarins, com banheiros, pintura geral, revisão nas instalações elétricas e hidro sanitárias, troca das esquadrias, cortinas, piso em madeira do palco, som e iluminação, paisagismo, troca do telhado e climatização.

As obras foram realizadas com o apoio do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec. O valor investido é de R$ 387.408,02.

Em Parnaíba será entregue, na quinta-feira (22), a partir das 16 horas, o Centro Cultural Multiuso Teatro Saraiva. O teatro foi construído pelo ator e diretor Joaquim Lopes Saraiva, natural de Floriano-PI, com o intuito de abrigar as várias expressões culturais, incluindo teatro, cinema, dança, música e artes plásticas. O sonho de ter seu próprio espaço cultural começou a sair do papel em 2007, quando foi acolhido pela cidade.

Em 2018, numa parceria com o Governo do Estado, através da Secult, a obra pôde ser concluída e o teatro entregue a Parnaíba. No local, há cinco salas, teatro com 350 lugares, dois camarins, um café-bar, além de acomodação para os artistas que vão se apresentar no espaço.

A reforma incluiu som e iluminação, troca do piso do palco, pintura interna, cortina, carpetes, climatização, plataforma para pessoas com deficiência, poltronas e caixa cênica.

As obras foram realizadas com o apoio do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec. O valor investido é de RS 1.393.940,00.

“Com a reforma desses espaços, a cultura ganha uma nova referência nessas cidades. Em Brasileira, a antiga estação agora será uma biblioteca que vai incentivar a leitura e ainda preservar a história do município. Em Piripiri, o Memorial ganhou teatro, que poderá receber grandes espetáculos. O teatro homenageia um grande artista piauiense: João Cláudio Moreno. Já em Parnaíba, conseguimos concluir o Teatro Saraiva, resultado do sonho do ator e diretor Joaquim Lopes Saraiva. É uma parceria que vai trazer muitos benefícios para a cultura da cidade”, destaca o secretário de Cultura Fábio Novo.

OBRAS – Além das obras entregues nesta semana, a Secult também finaliza a reforma e modernização do Centro Cultural Coronel Benjamim José Nogueira, em Corrente, da Casa de Cultura Benedito Martins do Rêgo, em União, e do Teatro Alard, em Bom Jesus.

Mais lidas nesse momento