Brasil larga com três vitórias e vai às oitavas na etapa da Turquia

Já Elize Maia/Maria Clara (ES/RJ) tiveram uma vitória e uma derrota

O Brasil começou bem a etapa três estrelas de Mersin, na Turquia, válida pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. As duas duplas do país venceram nesta quinta-feira (03.05) e seguem no torneio. Josi e Lili (SC/ES) tiveram duas vitórias e saíram em primeiro na chave, indo direto às oitavas de final. Já Elize Maia/Maria Clara (ES/RJ) tiveram uma vitória e uma derrota, ficaram em segundo no grupo e disputarão a repescagem.

Lili tenta bloqueio sobre chinesa na etapa da Turquia (Créditos: Divulgação/FIVB)
Lili tenta bloqueio sobre chinesa na etapa da Turquia (Créditos: Divulgação/FIVB)

Os jogos seguem nesta sexta-feira (04.05), quando serão disputadas apenas as partidas da repescagem, enquanto as oitavas e quartas de final ficam marcadas para o sábado (05.05). As semifinais, disputas de bronze e ouro ocorrem no domingo (06.05). O torneio na Turquia ocorre simultaneamente à etapa quatro estrelas de Huntington Beach, nos EUA.

Josi e Lili largaram no grupo C com vitória sobre as tailandesas Radarong e Tanarattha Udomchavee por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), em 38 minutos. Horas mais tarde, na partida valendo primeiro lugar do grupo, superaram as chinesas Fan Wang e Xinyi Xia por 2 sets a 1 (22/20, 12/21, 15/12), em 49 minutos.  Lili analisou o bom começo em Mersin.

“É muito bom ter duas vitórias no primeiro dia. Significa que estamos evoluindo, que o entrosamento está melhorando cada vez mais. Está bem quente aqui, com um vento constante também. Conseguimos sair dos momentos difíceis, especialmente no jogo contra a China. Não jogamos bem o segundo set, mas nos unimos, uma pegou na mão da outra e se ajudou. Demos nosso máximo, terminamos o dia felizes, com dever cumprido. Mas agora temos que descansar para entrarmos com essa mesma pegada e alegria nas oitavas de final, deixando tudo em quadra e mostrando nossa energia e força”, analisou Lili.

Elize Maia e Maria Clara também estrearam com vitória, superando as italianas Marta Menegatti e Laura Giombini por 2 sets a 1 (21/16, 15/21, 18/16), em 52 minutos. Na partida seguinte, valendo a liderança do grupo H, acabaram superadas de virada pelas suíças Nicole Eiholzer e Elena Steinemann, com parciais de 7/21, 21/16 e 15/12, em 41 minutos. As adversárias da repescagem ainda serão definidas em sorteio.

O torneio na Turquia é do nível três estrelas e rende aos times campeões 600 pontos no ranking geral, além de uma premiação de cerca de R$ 34 mil. Ao todo são distribuídos cerca de R$ 250 mil para as duplas que disputam a competição. O Brasil não terá representantes no naipe masculino no torneio em Mersin.

Até agora o Brasil soma quatro medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze (veja a lista completa abaixo). Após as etapas dos EUA e da Turquia, o próximo evento do tour com times do país será na Suíça, em torneio três estrelas na cidade de Lucerna, de 9 a 13 de maio.

Mais lidas nesse momento