Eleitores formam fila quilométrica no Fórum para regularizar o título de eleitor

Espera-se atendimento para mais de mil pessoas apenas hoje. Prazo final termina as 19h.

O prazo final para a regularização do título eleitoral, transferência de domicílio eleitoral e emissão do primeiro título se encerra nesta quarta-feira (09). A fila para pegar a senha de atendimento já dá volta no quarteirão e milhares de pessoas esperam do lado de fora do Fórum Eleitoral de Teresina, Centro da cidade, para serem atendidos.

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ
Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

A analista judiciária do Fórum Eleitoral, Fernanda Ribeiro, conta que é esperado atendimento para mais de mil pessoas. “Mais de três mil pessoas foram atendidas essa semana e hoje se espera atendimento para mais de mil. Até o momento cerca de 300 pessoas já foram atendidas”, explica.

Fernanda Ribeiro, analista judiciária do Fórum Eleitoral (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)
Fernanda Ribeiro, analista judiciária do Fórum Eleitoral (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Ela conta que quem não fizer a regularização não poderá votar na eleição desse ano, o que implica em realizações de concursos públicos para o eleitor, assim como a retirada de passaporte, a suspensão do CPF, dentre outros procedimentos. A analista explica ainda que o servidor público que não vota fica impedido de receber seu salário.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, entre os dias 10 de maio e 4 de novembro de 2018, o cadastro eleitoral estará fechado não sendo possível realizar inclusão de novos eleitores, nem alterações nas informações constantes no sistema.

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ
Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

O atendimento no Fórum iniciou as 7h da manhã e vai até as 19h, entretanto, pessoas já aguardavam desde as 4h da madrugada para garantir algum dos serviços. Por conta da aglomeração na porta do local, algumas pessoas reclamam de esperarem horas no sol e alegam também que outras estão furando fila.

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ
Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

Confira os locais e horários de atendimento

A Central de Atendimento ao Eleitor de Teresina está funcionando em período integral, das 7 (sete) às 19 (dezenove) horas desta quarta-feira(09).

O atendimento aos eleitores no Posto de Atendimento Descentralizado – PAD, no Espaço Cidadania da Capital, ocorrerá no horário Normal do Espaço Cidadania.

Nas Centrais de Atendimento ao Eleitor do interior, nos Cartórios Eleitorais do interior e nos Postos de Atendimento Temporários do Estado do Piauí o atendimento acontecerá das 7 (sete) às 19 (dezenove) horas de hoje.

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ
Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

Documentos necessários (básicos)

-Para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve apresentar os seguintes documentos:

-Documento oficial de identificação (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional) - Original e cópia;

-Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel). Os comprovantes de residência devem constar o nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos) - Original e cópia;

-Para homens maiores de 18 anos, além dos documentos citados acima, é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de alistamento - Original e cópia.

-Os eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas últimas três eleições tiveram seus títulos cancelados e devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar as suas situações.

Mais lidas nesse momento