Seid realiza Fórum sobre políticas públicas para pessoas com deficiência

Políticas públicas para pessoas com deficiência foi o tema do grande fórum que a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoas com Deficiência (Seid) realizou nos dias 13 e 14 de abril, no Centro Estadual de Tempo Integral Moderna, no município de São Raimundo Nonato. Nos dois dias de fórum, foram oferecidos vários serviços e informações para toda a população do Território Serra da Capivara.

A coordenadora do fórum, Helena Lima, fala que o objetivo é melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas com deficiência do Piauí. "Somos referência nacional na política de inclusão da pessoa com deficiência. Queremos que todas tenham o acesso aos seus direitos e, principalmente, respeito! Nesse encontro tivemos representantes de 35 municípios da região da Serra da Capivara e isso mostra como é importante essa ação de descentralização que a Seid promove", destaca Lima.

As ações do Governo do Estado foram concentradas nesses dois dias na cidade de São Raimundo. Serão realizadas palestras, oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento. 

“Esse foi um momento de muito debate e de informações sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência. Estou feliz em ter aprendido muito sobre os direitos que minha filha tem. Ela é surda e tem três anos. Agora sei que ela pode ter acesso a vários benefícios, mas, acima de tudo, que ela pode ser sim incluída na sociedade. Trabalhar e construir uma vida digna”, relata Maria Silva, mãe de uma criança com deficiência de São Raimundo Nonato. 

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que um dos objetivos do fórum é descentralizar as políticas públicas para as pessoas com deficiência do Piauí. “As pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais que trabalham a política de inclusão e moram na região de São Raimundo Nonato, distante da capital, terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre direitos, garantias e serviços oferecidos pelo Estado, como o Passe Livre Cultura e o Intermunicipal”, frisa Mauro.   

A deputada federal Rejane Dias participou do fórum e falou sobre os avanços na política de inclusão da pessoa com deficiência. "Criamos o Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência porque vimos a necessidade de aglutinar várias leis que existiam no Piauí e várias outras que foram criadas. Esse estatuto promove um benefício muito grande, porque, na medida que você busca conhecer o que as pessoas com deficiência tem direito na área da educação, por exemplo, você começa a compreender.", relata a parlamentar.